domingo, 14 de junho de 2009

Shanghai Pride 2009 – A primeira semana do orgulho e a censura

A comunidade lésbicas, gays, bissexuais e transexuais de Xangai chinese_lesbianscomemorou nesta semana o primeiro festival do orgulho gay já  realizado na tradicional China. A iniciativa foi organizada por um grupo de jovens homossexuais estrangeiros que moram na cidade.

O Shanghai Pride inclui inclui um ciclo cinematográfico, peças de teatro, exposições de arte, e vendas com fins solidários, mas todos os eventos realizam-se em espaços privados. Os organizadores excluíram qualquer manifestação em locais públicos, dispensando-se assim de pedir a respectiva autorização e para não desagradar o partido comunista.

"Todas as iniciativas serão abertas ao público, mas organizadas em locais privados. Deste modo não haverá qualquer manifestação em espaços públicos ou jardins" disse Tiffany Lemay, da organização, 32 anos e de nacionalidade norte-americana..

Esta semana de actividades incluiu um incidente com a intervenção, na quarta-feira, das autoridades locais, que obrigaram os organizadores a cancelar duas exibições de filmes e uma peça de teatro.

A primeira festa do Orgulho Gay da China aconteceu ontem dia 13 na cidade de Xangai.  Metade dos presentes à festa era estrangeiros, mas os chineses que compareceram se mostraram "esperançosos" com que o evento possa significar "algo importante" para o futuro afirmaram os organizadores à Agência Efe.

De acordo com Zhang Beichuan, académico especializado no assunto  actualmente existem 30 milhões de homossexuais na China - 20 milhões de homens e 10 milhões de lésbicas.

Até 2001, o homossexualismo era considerado "doença mental" pelo governo e a prática de relações com alguém do mesmo sexo era um acto criminoso até 1997. Ainda hoje o tema é tabu na sociedade, principalmente nas áreas rurais.

As minhas referências da china à comunidade LGBT são do filme Les Filles du Botaniste (2006) que fala de amor lésbico, anos 80 na China e a aplicação da pena de morte. Filme de uma imagem e ritmo peculiar. Se ainda não viram recomendo. A memória que mais guardo é o pedido ao orfanato para que paguem a bala da sua execução. Ver Trailer.

Desde então foram dados alguns passos para o respeito dos direitos humanos. No entanto nenhum país onde prevalece a censura me convence com a sua propaganda.

Fontes (Lusa, Globo, Muzablog)

Sem comentários:

Enviar um comentário