segunda-feira, 29 de junho de 2009

Seropositivos não recebem formação - Discriminação e Morte Social

Depois da descriminação no trabalho, aos seropositivos está a ser recusada formação profissional(+) e entrada em lares(+).

Um cocktail infernal“Você mistura medo e ignorância num shot e o resultado é catastrófico!”, diz Júlio Machado Vaz, sexólogo português premiado com o Prémio Arco-Íris, da Associação ILGA Portugal, pelo seu contributo na luta contra a discriminação com base na orientação sexual e contra a homofobia.

Escute “O amor é” de 25-06-2009 e acompanha a reflexão sobre as raízes históricas. Comportamentos idênticos de culpabilizar os outros “quando havia a peste havia o hábito de ‘avançar’ para os leprosos, para as bruxas, para os homossexuais, para os judeus. Ou seja, sempre a noção de que o mal vem dos ‘outros’. Em determinadas alturas os ‘outros’ eram eliminados literalmente, hoje em dia, com mais frequência, são votados ao ostracismo. Antigamente era mais frequente a morte física, hoje em dia é mais frequente a morte social.”

O programa, transmitido na Antena 1, aborda também a questão da formação dos técnicos e da sua autoridade moral e responsabilidade e deveres acrescidos.

Sobre a força brutal do irracional que existe dentro de nós, conta uma experiência ocorrida durante uma avaliação oral num curso para médicos sobre VIH, como só ele sabe fazer e por isso recomendo escutar a partir de 3:29. Resumidamente: Durante a avaliação oral uma pessoa, licenciada em medicina, disse: ´isto foi muito bom para mim porque realmente há uma data de mitos que realmente também nos afectam a nós, na nossa profissão, e isso dissolveu-se… A pessoa que estava sentada ao lado falou a seguir e disse: ‘eu também acho… de tal forma que, eu nunca o disse mas digo-o agora: eu sou seropositivo!` A pessoa que tinha falado primeiro teve um movimento reflexo e afastou a cadeira. A pessoa “ficou para morrer” e o seropositivo disse ‘não fique assim, vamos pensar no assunto’ que é de facto o mais importante!

O medo age primeiro que a racionalidade, cerebro REPTILIANOdiz Inês Meneses e esboçam a teoria do cérebro tripartido do Dr. Paul MacLean, cuja obra foi um contributo primeiro para o entendimento do ‘cérebro visceral’, tal como da aprendizagem ao longo da vida e da educação desse cérebro reptiliano.

Vamos pensar no assunto?

Sem comentários:

Enviar um comentário