quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Um pai e duas mães: novo modelo de filiação reconhecido no Canadá

um pai duas maes

Pela primeira vez, um tribunal canadiano reconheceu oficialmente, na terça-feira, que um menino de 5 anos pode ter um pai e duas mães – um casal de lésbicas.

No acórdão, o Tribunal de Recurso da Província de Ontário admitiu que as duas mulheres viviam numa união estável desde 1990 e que em 1999 tinham decidido fundar uma família, com a ajuda de um amigo que fora o dador de esperma.

Os juízes entenderam que a canadiana que vivia maritalmente com a mãe do menino devia também ser reconhecida como a mãe do menor e, portanto, como o terceiro elemento parental da criança.

Sustentaram também que a legislação local sobre a filiação, que tem 30 anos, estava ultrapassada e ia, na situação concreta, contra "o melhor interesse da criança".

Encontrei esta notícia no site da RTP. Só por si o título original, “Reconhecimento de ser mãe a duas lésbicas pode discriminar crianças”, é um mau exemplo dos valores jornalísticos que o serviço público de informação deve respeitar.
Além do título, as duas frases com que o artigo termina:

No Canadá, os casamentos entre casais homossexuais foram

autorizados em 2005.

Em Portugal, o matrimónio só é permitido entre cônjuges do

sexo oposto.

indicia uma tomada de posição  e um objectivo manipulador da opinião pública que não é aceitável no jornalismo de informação.
Nós iremos apresentar queixa ao provedor usando o link http://www.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_telespectador/contactos.php.
Link da notícia http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Reconhecimento-de-ser-mae-a-duas-lesbicas-pode-discriminar-criancas.rtp&article=133869&visual=3&layout=10&tm=7
Marcas Technorati: ,,,,

2 comentários:

  1. quem quer emigrar comigo p o Canadà???
    lolol estou a brincar

    temos mt trabalhinho p fazer por cá

    :)
    fabíola

    ResponderEliminar
  2. Dizes bem Fabíola temos muito que fazer.

    Como está o "teu" Clube Safo?

    ResponderEliminar