quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Portugal já faz parte da rede Rainbow Rose

anna_paola_concia_e_jean_leonard_touadi_contro_il_razzismo1 Portugal já faz parte da Rainbow Rose, rede que agrega 15 partidos socialistas europeus no combate à discriminação e que tem feito pressão para colocar na agenda política temas como os direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros.

O braço nacional da Rainbow Rose foi apresentado na segunda feira à noite, no Chapitô, em Lisboa, e foi apadrinhado pelas deputadas Anna Paola Concia, pelo Partido Democrático Italiano, e Ana Catarina Mendes, pelo Partido Socialista português, e também pelo ativista Michael Liebflinger, membro do Soho (Áustria) e do Comité Executivo da Rainbow Rose europeia.

Segundo explicou à Lusa Gonçalo Clemente Silva, da Rainbow Rose Portugal, o projeto - que "já vinha sendo pensado há muito tempo" mas que ganhou força com a aprovação, na generalidade, no Parlamento, da lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo - assenta na "troca de experiências" entre organizações, não necessariamente partidos, que partilham o mesmo espectro político: o "socialismo democrático" e uma "visão progressista da sociedade".

É sob esse prisma que a Rainbow Rose Portugal está já a estudar os direitos à igualdade e à não discriminação consagrados nos artigos 10.º e 19.º do Tratado de Lisboa, relacionados com sexo, raça ou origem étnica, religião ou crença, deficiência, idade e orientação sexual ou identidade de género.

Anna Paola Concia, a primeira deputada italiana assumidamente lésbica, aproveitou a ocasião para exaltar o "momento histórico" vivido em Portugal desde a aprovação do casamento homossexual, que, segundo ela, colocou o país "no centro da modernidade".

"Os partidos socialistas europeus têm em comum muitas, rr logomuitas coisas: uma ideia de sociedade, uma ideia de futuro, uma ideia de igualdade. O pensamento mais importante é o de que os direitos civis e os direitos sociais devem ser abordados conjuntamente, representam juntos um novo conceito de sociedade", resumiu Anna Paola Concia, em entrevista à agência Lusa.

A deputada italiana adiantou ainda que pretende lançar uma associação que coloque em rede os parlamentares europeus assumidamente gays e lésbicas, ideia que partilhou, na sua deslocação a Lisboa, com Miguel Vale de Almeida, homossexual assumido e deputado independente eleito pelo PS.

Fonte Lusa e http://www.ionline.pt/conteudo/45916-portugal-adere-rede-que-agrega-partidos-socialistas-europeus-contra-discriminacao

Ler + em http://www.rainbowrose.eu/

Sem comentários:

Enviar um comentário