quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Que Futuro para o Clube Safo - Entrevista com Fabíola Neto Cardoso

A Associação Clube Safo teve a sua origem na cidade de Aveiro, em Janeiro de 1996 com a criação de um espaço de diálogo e partilha. A 15 de Fevereiro de 2002, realiza-se a escritura pública de constituição como associação, a única associação portuguesa vocacionada especificamente para a organização de actividades sobre a temática lésbica. (Ler +)

Nos últimos dois anos o Clube tem estado inactivo por falta de apresentação de listas à eleição dos órgãos sociais.

Vai ser organizado um encontro, no dia 27 e 28 de Fevereiro de 2010 em Aveiro. Da convocatória salientou-se a seguinte actividade: Sábado dia 27 às 15 horas - Conversa “12 anos depois, que mudanças? Que futuro para o Clube Safo?"

Contactámos, via facebook, Fabíola Neto Cardoso com a finalidade de obter mais detalhes. Fabíola foi a primeira presidente do Clube Safo e deu-nos a seguinte entrevista, como membro da associação:

Bom dia. Gostaríamos de publicitar de divulgar o encontro no nosso blog e no facebook. Será possível explicitar a sua finalidade?

Ok, boa!! A finalidade, ou melhor finalidades são várias: juntar gente que já não se juntava há muito tempo, juntar gente que conheceu o clube, juntar gente que não gostaria que o clube acabasse: Recordar, reflectir, rir, projectar, sonhar, pensar, planear?!

Este evento está aberto a não sócias?

O evento é aberto a todas as mulheres que queiram participar.

A inclusão do tema "que futuro para o CS" implica que o Clube Safo ocorre o risco de deixar de existir(de vez)?

SIM, haverá um assembleia geral em Março, seria ideal que houvesse uma lista, caso isso não aconteça a morte será o próximo cenário a considerar.

Existe conhecimento de disponibilidade para elaboração de lista(s) nesse encontro?
----

Vais retomar pessoalmente a actividade na direcção da associação? Estarias disponível para participar nos novos órgãos sociais?

NÃO vou retomar pessoalmente a actividade na direcção da associação. Seria uma má estratégia, para mim e para o clube
mas estou disponível para colaborar, se solicitada.

Queres produzir uma declaração da importância de sócias, ex-sócias, simpatizantes da associação ou simpatizantes da causa "defesa dos direitos das lésbicas", devem comparecer no encontro?

Declaração? Não propriamente, mas considero de facto MUITO IMPORTANTE: o clube é um espaço que está criado,tem um nome, uma estrutura montada, um passado... seria um desperdício perdê-lo.

Pelos estatutos do clube quais as condições para se candidatar?

Para eleger e ser eleitas têm de ser sócias há 3 meses. A assembleia Geral Ordinária será em Março mas pode ser marcada outra, para a realização de eleições, assim que haja uma lista. Podem consultar em http://www.clubesafo.com/EstatutoClubeSafo.pdf

Agradeço a vossa disponibilidade e interesse. Penso que o objectivo é comum! Já agora, com quem falo??

Tramadas é um grupo de mulheres que quer expressar as suas ideias sem preocupações de serem "politicamente correctas".
Pretende ter intervenção social e apartidária.
Nascemos no
blog Tramadas, estamos a tomar acção no facebook. Não temos pretensão a nos "materializar" mas entendemos que existe um "espaço" que foi deixado pelo Clube Safo ou, melhor, um espaço vazio na sociedade portuguesa que seria a IPSS/ONG que o Clube Safo nunca chegou a ser. Estamos receptivas a colaborar e receber colaboração da forma que melhor se ajustar ao objectivo comum: "defesa dos direitos das lésbicas". Agradecemos a tua colaboração e desejamos um encontro em Aveiro que produza bons resultados em prol da defesa dos interesses das mulheres e em particular das lésbicas.

ENCONTRO EM AVEIRO

(Actividade organizada por sócias)
27 e 28 de Fevereiro de 2010

Sábado (27 Fev)
11.30h- Ponto de Encontro - Café Drinks (Perto do hospital, em frente ao Jardim Municipal)
13h- Almoço no Centro da cidade

15h- Conversa – “12 anos depois, que mudanças? Que futuro para o Clube Safo?"
18h- Matraquilhos e snooker
20:00h- Jantar no chinês

Quem quiser pernoitar em Aveiro tem muitos hotéis e afins, tais como: Hotel Afonso V, Hotel As Américas, Veneza Hotel. Também há pensões e residenciais. Podem pesquisar na net, será mais fácil.
Domingo (28 Fev)
11h – Pequeno-almoço (em local a combinar)
13h - Almoço (em local a combinar, para aquelas que decidiram ficar por Aveiro)
Confirmações por email para Sara: cardoso892@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário