quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Orgulhosamente S.Ó.S acção da comunidade LGBT

teresa_helena

“ORGULHOSAMENTE S.Ó.S” é uma reportagem oportuna e inédita. Numa altura em que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado na Assembleia da República, a RTP foi saber o que aconteceu ao primeiro e até agora único casal de lésbicas, publicamente, assumido – Teresa Pires e Helena Paixão.

Em 2006, Teresa e Helena desafiaram a justiça ao tentar casar pelo Registo Civil, numa Conservatória em Lisboa. A ousadia chamou jornalistas nacionais e internacionais. Mas a partir desse dia, a vida destas duas mulheres nunca mais foi a mesma.

Teresa e Helena têm sido discriminadas de tal forma, ao ponto de passarem fome.

“ORGULHOSAMENTE S.Ó.S” é um retrato sentido e um trabalho que suscita uma reflexão: estarão os portugueses preparados para receber estes novos casais?

Pergunto-me eu se a comunidade LGBT está preparada para suportar os custos da visibilidade que se anuncia.

Vou ser muito pouco politicamente correcta mas confrangi-me ao ouvir as afirmações dos representantes das associações LGBT portuguesas sobre o apoio a esta família.

Colocou muito acertadamente o dedo na ferida a jornalista quando afirmou que eram várias vezes discriminadas: lésbicas, mulheres, pobres, com baixo nível de educação, Teresa e Helena não têm uma rede de apoio que lhes permita superar as dificuldades que atingiram tantos de nós.

Em 2006 deram~lhes uns peixes (uma festa para angariar fundos, uma conta de solidariedade) mas quem as pode ensinar a pescar?

Agora que está na altura colocarmos na nossa declaração de IRS a instituição para a qual queremos contribuir com 0,5% do nosso IRS cobrado, pergunto qual a instituição de apoio social aos cidadãos LGBT. Conhecem alguma? Publiquem o NIPC por favor.

“ORGULHOSAMENTE S.Ó.S” é uma reportagem da jornalista Mafalda Gameiro, com imagem de João Martins, edição de imagem de Guilherme Brízido e produção de Amélia Gomes Ferreira.  Link para a reportagem (“Linha da frente” episódio 15)

1 comentário:

  1. Tal como Héliocoptero diz, no Devaneios LGBT, uma das marcas que o documentário me deixou foi a da discriminação socio-económica-cultural dentro da sociedade LGBT. "E, a respeito do que diz o Sérgio - sobre a atitude snob dentro do próprio mundo gay - sim, é verdade!"
    Este é um facto que necessita de ser revelado para que seja, como qualquer outro preconceito, desmontado.
    Outra constatação é como a sociedade LGBT não está preparada para apoiar e capacitar os membros necessitados a encarar os custos da visibilidade.
    Como dizes, as acções que ocorreram em 2006 "deram um peixe mas não ensinaram a pescar".
    Parece-me que as associações que existem não estão vocacionadas para esse suporte e que a sociedade LGBT em Portugal se precisa de organizar estruturalmente para o fazer.

    ResponderEliminar