terça-feira, 5 de maio de 2009

Débitos Directos feitos a triplicar

Na minha conta do BPI os pagamentos efectuados pelo sistema de débito directo foram feitos a triplicar.

Hoje, fui fazer um levantamento no multibanco e verifiquei que tinha saldo negativo. Consultei de imediato os movimentos da conta e verifiquei n movimentos de débito repetidos. Pensei logo “alguém adormeceu com o dedo na tecla”.

Enviei uma reclamação por escrito, pelo homebanking onde pedia a correcção da situação e responsabilidades.

Recebi a seguinte resposta:

Agradecemos desde já o seu contacto que foi alvo da nossa melhor atenção.

Na sequência do mesmo, informamos que existiu uma dificuldade técnica que conduziu à cobrança incorrecta de alguns pagamentos efectuados nas contas BPI através do Sistema de Débitos Directos. No entanto, esta dificuldade foi já identificada e encontra-se em fase de resolução.

Assim, informamos que os valores serão regularizados na sua conta à ordem ainda no decorrer do dia de hoje.

Lamentamos todos os transtornos que esta situação lhe possa causar e agradecemos antecipadamente a sua compreensão.

Com os melhores cumprimentos,

Suspeito que a palavra responsabilidade não faz parte do vocabulário do BPI, mas para ter a certeza respondi e perguntei se o BPI estava a assumir a sua responsabilidade e,  se sim, como se proponha a ressarcir os clientes lesados.

Estou a aguardar a resposta com um dedo no formulário de reclamações do Banco de Portugal e outro no da DECO.

3 comentários:

  1. A responsabilidade pelo débito a tripilicar não é do Banco, mas sim da Entidade Credora (a reclamção deveria ter sido feita junto do prestador do serviço).

    Além disso, no prazo de 30 dias calendário após o débito em conta, podes solicitar junto do teu Banco, sem qualquer tipo de justificação, a revogação do débito directo. O valor será então creditado na íntegra na tua conta.

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  2. A reposição dos débitos foi feita em menos de 24 horas. A questão que prevalece é:
    Se por meio de um levantamento realizado por multibanco sem validação de saldo, a conta fica inadvertidamente a descoberto, independentemente do montante, por minutos se for caso disso, o banco cobra taxas altíssimas.
    Por exemplo um descoberto de 10 euros por 10 horas já me custos quase 35 Euros (não no banco em questão).
    Estes movimentos não autorizados não tiveram consequências para as entidades bancárias. Estamos ou não perante um caso de desigualdade contratual nesta relação de consumo bancário?

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