sexta-feira, 13 de março de 2009

Inventada bateria que carrega em 20 segundos

carroelectricoFoi desenvolvido um novo método para fabricar baterias de iões de lítio, que permite recarregamento energético em 20 segundos.

Além de carregamentos ultra-rápidos, novo método de fabrico de baterias de iões de lítio, poderá dar origem a modelos mais pequenos e leves.

A descoberta possibilita também a descarga rápida de energia, o que pode revelar-se útil para uso em veículos eléctricos onde uma quantidade súbita de energia é necessária para a aceleração, informa a BBC. Esta descoberta requer, apenas, mudanças simples ao processo de fabrico de um material bem conhecido.

A descoberta foi levada a cabo pelo professor Gerbrand Ceder, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, e recorre a um material conhecido como fosfato de lítio ferro.

Depois de algumas simulações de computador, a equipa descobriu que a velocidade dos iões e dos electrões neste material era bastante rápida. Depois de alguns ajustes à forma como o material é feito, foi construída uma bateria protótipo que carrega em menos de 20 segundos.

O Professor Ceder acredita que as novas baterias poderão vir a ser comercializadas dentro de dois a três anos. (Fonte: Exame informática)

Será que é desta que vamos ter carros eléctricos viáveis? Será que a OPEP vai deixar que aconteça?

Technorati Tags:

Sem comentários:

Enviar um comentário