sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Casamento homossexual aprovado em Portugal

casmgayarp2 A proposta de Lei nº 7/XI, apresentada pelo governo, que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi hoje, 8 de Janeiro de 2010, aprovada pelo parlamento português, com os votos a favor do PS, PCP e BE, sete abstenções do PSD, votos contra do CDS, PSD e dois deputados do PS. Aprovado o diploma vai baixar agora à comissão.

Apesar da  proposta de lei do Governo exclui a possibilidade de adopção por casais homossexuais, a votação na assembleia da republica que estabelece a igualdade no casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, é mais um passo importante no fim das descriminações impostas aos cidadãos portugueses com base na sua orientação sexual e uma boa forma de celebrar o 100º aniversário da Republica de Portugal.

As propostas do Bloco de Esquerda e do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), que incluía a igualdade no acesso à adopção por casas homossexuais for rejeitada pelos votos da direita e do Partido Socialista.

Passo a passo se fazem as conquistas possíveis e hoje é um dia para celebrar.

Os meus agradecimentos a tod@s os activistas dos direitos humanos que ao longo de décadas dedicaram tanto da sua vida para que mais este passo a caminho da igualdade.

2 comentários:

  1. Que maravilha amiga, quem sabe um dia o Brasil não veja isso como um exemplo e adote a mesma atitude.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. É esse também o meu desejo.
    Mas ainda aguardamos a aprovação pelo presidente da republica. Cavaco Silva é social-democrata e por isso é provável que vete a lei.
    Por outro lado, a lei tem uma ressalva sobre a adopção e por isso levanta questões de constitucionalidade.
    Esses dois factores pode fazer com que a lei volte à assembleia.
    Se tiver que ser aprovada com a adopção incluída, os socialistas, a crer nas declarações do primeiro ministro " adopção não estava no programa eleitoral" podem recuar e ter que esperar pela próxima legislatura.
    A ver vamos.

    ResponderEliminar