sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dados sobre o mercado lésbico

mulheres-3001Já se interrogou sobre a razão de existir mais cultura lésbica produzida no Brasil do que em Portugal, e mesmo assim  em tão reduzido número? Talvez a análise dos seguintes dados sobre o mercado lésbico brasileiro lhe suscite interesse:

:: O mercado homossexual brasileiro é composto de aproximadamente 5 milhões de lésbicas economicamente activas. (A totalidade da população de Portugal é aproximadamente de 10 milhões.)

 

:: Dos 25 mil títulos editados anualmente somente um a cada três ou quatro anos é de literatura lésbica.

:: Do total das obras existentes em catálogo das centenas de editoras brasileiras, algo como 5 milhões de títulos os mais variados, apenas 75 são obras de literatura lésbica.


:: Segundo o IBGE 10% da população brasileira é formada por homossexuais.

:: Uma em cada 10 leitoras é homossexual.

:: O estudo Mosaico Brasil de 2008 revelou que 5,2% das mulheres já se relacionou com outra pelo menos uma vez na vida.


:: Manaus é uma das capitais com mais lésbicas: 10 % da população feminina se declara homo ou bissexual. Cuiabá na direção oposta só tem 2,6% de mulheres homossexuais.

:: A internet é o ponto de encontro das lésbicas. O site Parada Lésbica recebe 20 mil visitas por dia e abriga a rede social Leskut, com 19 mil perfis e cerca de 100 adesões diárias. O portal Dykerama tem em média 4,5 mil visitantes por dia.

 

Pesquisa realizada pela APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT) em parceria com a SEDH (Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República) na Parada Gay de São Paulo em 2006 provou o potencial deste mercado. Os números mostraram que a renda individual mensal das mulheres lésbicas é próxima à renda individual mensal dos homens gays. O estudo comprovou, também, que o mercado lésbico é tão promissor quanto o mercado gay masculino.

A mim parece-me que o mercado lésbico é um mercado potencial não aproveitado.

Gostaria de ter mais oferta de produtos culturais e artísticos dedicados ao público lésbico?

Considera que os produtos existentes em língua portuguesa deveriam estar mais acessíveis nos restantes países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)?

Acredita no potencial do mercado lésbico lusófono?

Fontes: http://www.sortimentos.net/?p=3813 http://www.gaybrazil.com.br/noticias.asp?Categoria=Radar&Codigo=3487

Sem comentários:

Enviar um comentário