domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mestiçagens culturais I - Morreu o escultor Lagoa Henriques

estatua pessoa O féretro de Lagoa Henriques, autor da escultura representativa do poeta Fernando Pessoa que se encontra na esplanada do Café Brasileira, no Chiado, em Lisboa, estará a partir de hoje em câmara ardente no seu atelier em Belém, também em Lisboa, a partir das 18:00 e até às 23:00, com funeral marcado para segunda-feira no Cemitério da Ajuda, às 10:30.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

São muitos os já se sentaram com Pessoa na Brasileira. Poucos serão os que associam Lagoa Henriques à sua estátua. Para mim, a estátua de Fernando Pessoa está directamente associada à mestiçagem cultural que Fernando Costa refere:

Numa perspectiva de mestiçagem cultural, prevalece a representação de que as culturas em contacto acabam por se misturar para atingirem uma síntese nova em que aparecem traços culturais inéditos. Para THOMAS (1985) pode falar-se de integração quando as duas culturas se fundem e formam uma nova cultura, que combina as características de ambas. No entanto, como o próprio autor chama a atenção, o que é mais frequente é o surgimento de uma espécie de "amálgama cultural" composta de uma dose muito maior de traços de uma das culturas em presença. (Fernando Albuquerque Costa)

Uma amiga minha, recém chegada do Brasil, estava a visitar a baixa de Lisboa quando pára bruscamente e puxa o braço do marido: "Natal, veja só! O que faz uma estátua do nosso Fernando Pessoa aqui?"

Faz todo o sentido. A ligação dos Brasileiros aos nossos artistas é muito forte. Vejamos:

- Qual a cantora que sempre diz Fernando Pessoa nos seus espectáculos; que já realizou discos temáticos sobre Pessoa e Sofia de Mello Breyner, que num DVD declama poesia de Amália Rodrigues?

Em Lisboa e no Porto, o momento foi único. Depois de uma série de canções, aguarda o silêncio e começa a declamar. E nós suspensas de cada palavra.Tão longo que nos surpreende, tão actual que solta o riso. E quando o mistério termina, "Álvaro de Campos, 1917", explode Coliseu!


- Incluindo nas comemorações dos 120 anos de nascimento do poeta Fernando Pessoa, qual o documentário que foi apresentado, em 19 de Novembro de 2008, na Casa Fernando Pessoa?

O amor brasileiro por Pessoa" vai marcar a exibição, pela primeira vez em Portugal, do documentário O Poeta Fingidor. Realizado pela GloboNews em Outubro de 2007 em Lisboa, foi transmitido no Brasil por ocasião dos 120 anos do maior poeta português do século XX.
A série teve grande repercussão no Brasil e foi considerada pela própria Rede Globo como um dos melhores documentários do ano. Segundo o realizador, Claufe Rodrigues, "o sucesso deve-se principalmente ao próprio Pessoa, que é considerado no Brasil como um dos nossos. Tão brasileiro como Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Jorge de Lima. Um poeta que influencia gerações de artistas e empolga milhares de pessoas de diferentes classes sociais".

Sem comentários:

Enviar um comentário