sábado, 14 de fevereiro de 2009

The First One


Este blog não vai ser um diário digital. Um registo cronológico e frequente de opiniões, emoções, factos e imagem não é o meu desejo.

O impulso original tem uma pincelada de partilha mas o fundo é todo prazer. Assim não será frequente, nem temático – “a liberdade está a passar por aqui” (links para ouvir Maré Alta de Sérgio Godinho e para ler e tocar).

Na construção do perfil surgiram as primeiras afirmações: mulher, aquário, portuguesa e tudo (como diria Almada Negreiros). Esta é a deixa para o tema “Actualidade dos Poetas de Orpheu”. À laia de intróito ouçam Mário Viegas e leiam o Manifesto Anti-Dantas numa versão de grafismo próximo do panfleto original, que foi impresso em papel de embrulho.

Nem sempre a melhor arte é a que tem mecenas e até os mecenas sofrem a crise do subprime. É do conhecimento geral que a cultura é distinta entre os povos. Diferentes são os apoios que os contribuintes estão dispostos a oferecer a quem perdeu quase tudo. Se a paródia BCP - Caixa Geral de Depósitos faz jus à afirmação de o povo português ser de brandos costumes, o incumprimento bancário nos Estados Unidos da América ofereceu o Prémio World Press Photo 2008 ao norte-americano Anthony Suau.
Na fotografia a preto e branco, tirada em Março de 2008 e publicada na revista “Time”, um polícia armado assegura-se de que uma casa num bairro de Cleveland, estado do Ohio, EUA, está vazia, depois de os proprietários terem sido obrigados a abandonar a casa por não poderem pagar o empréstimo ao banco.“A força desta fotografia está nos contrastes. Parece uma fotografia de um conflito mas é simplesmente a expulsão dos ocupantes de uma casa”, declarou o presidente do júri, MaryAnne Golon. “Agora a guerra entra nas casas das pessoas porque não podem pagar um empréstimo”, acrescenta.“É uma fotografia ambígua”, avalia Akinbode Akinbiyi, outro membro do júri. “É preciso compreender o contexto em que a fotografia foi tirada para que qualquer pessoa do mundo se aperceba: ‘isto também pode acontecer-me’”. (Fonte: Público)


Mas hoje é dia de São Valentim e a propósito vi, numa reportagem da SIC, mais uma prova de multiculturalismo para reflexão.







Sugestão de actividade: Lá para os lados de Belém fica o torreão norte da cordoaria onde está uma exposição, entrada grátis, sobre o surrealismo Português.
Esta é apenas a primeira pedra. A percepção do meu Web-eu aguarda a vossa colaboração.

Sem comentários:

Enviar um comentário