segunda-feira, 7 de junho de 2010

Teresa e Helena - as primeiras pessoas do mesmo sexo a casarem em Portugal

teresa helena cas filhasTeresa e Helena lutam desde 2006 pelo direito de formalizarem a sua família e viram esse sonho concretizado no dia 7 de Junho de 2010 pelas 9:45.

 

A lei que permite o casamento civil entre homossexuais foi aprovada a 11 de Fevereiro de 2010 e promulgada pelo Presidente da República no passado dia 17 de Maio, Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia .

Cinco dias após a publicação em Diário da República da lei número 9/2010, em 31 de Maio de 2010,  a lei entrou em vigor e o casamento entre pessoas do mesmo sexo tornou-se uma realidade em Portugal.

O conceito de casamento passou a ser entendido como “o contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir família mediante uma plena comunhão de vida, nos termos das disposições deste Código” (Ver o texto da lei no Diário da República Electrónico)

"Em nome da lei e da República Portuguesa declaro que Teresa e Helena estão unidas pelo casamento."

Foi com estas palavras da conservadora da 7.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa que o casal de lésbicas que já namora há oito anos concretizou o seu sonho.

7 de Junho de 2010 fica é dia histórico para Portugal e de felicidade para elas, para as suas duas filhas e para tod@s @s que as apoiaram ao longo deste trajecto onde tantas vezes foram vítimas de homofobia e descriminações.

Como salientou José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal:

“Mas, durante muitos anos, muitas pessoas lutaram por isto, sem serem compreendidas, sem serem sequer ouvidas. Esses que lutaram por isto merecem neste momento que homenageie a sua tenacidade, porque devem ser recordados como pessoas com coragem” (Fonte: ionline)

Viva as noivas.
Viva a igualdade de direitos.
Viva @s que lutaram por esse direito.
Viva @s que o vão exercer e viva também @s que optam por não o fazer.

Homoparentalidade a próxima conquista

Esta lei exclui o direito à adopção e não prevê a protecção dos direitos dos filhos destes casais, fruto de relações heterossexuais, adopção ou inseminação artificial. A correcção dessa lacuna está prevista para a próxima legislatura, se a maioria de esquerda persistir. (ver +)

Casamento de Teresa e Helena nas notícias

Diário de Notícias, Público, RTP, SIC, JN, Expresso, Le Figaro, Courrier International, Washington Post, CBS, CTV, BBC, The Asian Age, Fox News, El Comercio, El Universal, La Vanguardia, Libero, RAI, La Repubblica, Libero, O Estadão, O Globo

Lesbian couple weds in Portugal’s 1st gay marriage

Teresa Pires et Helena Paixão deviennent les premières lesbiennes mariées du Portugal,

Sem comentários:

Enviar um comentário